As rádios comunitários na Amazônia
- 1 de nov. de 2017
- 2 min de leitura

Publicado originalmente em 04 de março de 2016
O debate do segundo dia da Semana de Integração do PPGCom teve como temática a linguagem fotográfica. O convidado, professor Mariano Kalautau, da Universidade Amazônia (UNAMA), fez uma apresentação contextualizando essa linguagem como remontagem, relato, encenação e experiência de comunicação com a realidade. Foram apresentados trabalhos da produção fotográfica recente no Brasil e aspectos da poética de Miguel Rio Branco.

O professor apresentou parte de suas pesquisas realizadas na tese de doutorado, cursada na USP. Ele investigou as dinâmicas da imagem fotográfica na poética do artista brasileiro Miguel Rio Branco, tendo como objetos de análise os livros Dulce Sudor Amargo (1985), Nakta (1996) e Silent Book (1998), e o filme Nada Levarei quando Morrer Aqueles que Mim Deve Cobrarei no Inferno, realizado em 1981. A pesquisa teve como eixos de compreensão a complexa relação do artista com as noções de tempo, percepção e realidade. Nesse processo, segundo Klautau, a fotografia desempenha um papel instigante na reestruturação do objeto percebido enquanto fenômeno em um mundo compreendido pela imagem. Suas construções narrativas, observadas a partir da produção de seus livros e da sua relação com as estéticas do cinema, serão analisadas como elementos singulares para contribuição do debate sobre fotografia no campo da arte.

Próximas palestras
O projeto Diálogos, a partir do qual as palestras são realizadas, foi implantado em 2014 pelo PPGCom e já contou com diversas edições desde a sua criação. As próximas palestras estão ligadas às vertentes Diálogos Metodológicos, que aborda as metodologias utilizadas na pesquisa em Comunicação, e Diálogos Amazônicos, que aborda experiências e problemáticas de pesquisa na região amazônica.

No Diálogos Amazônicos, haverá na próxima sexta-feira, 04, a palestra “As rádios comunitárias e as experiências comunicacionais na Amazônia”, com a Prof.ª Dr.ª Rosane Albino Steinbrenner, que também é diretora da Faculdade de Comunicação (Facom/UFPA).
コメント