top of page

APRESENTAÇÃO&

HISTÓRICO

O Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da Universidade Federal do Pará (UFPA) iniciou suas atividades no ano de 2010, com a implantação do curso de mestrado, autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). A proposta geral é promover a análise dos fenômenos comunicacionais em sua relação com as práticas culturais e sociais contemporâneas e em suas peculiaridades na Amazônia.

 

Há mais de 40 anos, em 1976, foi criado o curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará (habilitações em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda), o primeiro do estado do Pará e o segundo da Região Norte. Cinco anos depois, o curso de Comunicação Social da UFPA recebeu o reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). Em 1990, foi ofertado o primeiro curso de Pós-Graduação lato sensu do Departamento de Comunicação da UFPA, intitulado Especialização em Teoria e Metodologia da Comunicação.

 

O milênio inicia com o Mestrado Interinstitucional realizado entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Pará, que qualificou parte do corpo docente do curso de Comunicação Social.

 

Em 2009, foi proposto o projeto do Programa de Pós-Graduação  Comunicação, Cultura e Amazônia. Ele foi aprovado e iniciou as atividades em 2010, ofertando, em seu primeiro edital, oito (8) vagas no curso de Mestrado em Ciências da Comunicação. Em 2012, foi feita a primeira defesa de dissertação do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia. Desde então, muitas foram as realizações do PPGCom, entre reuniões, congressos, aulas especiais.

 

Situado na Universidade Federal do Pará (UFPA), a maior instituição científica da Amazônia brasileira, este Programa faz parte de um contexto regional dinâmico, ao mesmo tempo repleto de desafios e oportunidades. Como coloca o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPA, “a Amazônia, na condição de periferia nacional e global, precisa superar o padrão colonial imposto pelo mundo desenvolvido, a partir de suas vantagens comparativas, maximizando potencialidades endógenas” (PDI-UFPA, 2011, p.31).

Portanto, em sua interseção com as temáticas culturais e com os espaços amazônicos, o PPGCom/UFPA concretiza uma experiência singular de pesquisa, sendo o único no Brasil especializado na conjunção entre os três campos de investigação: Comunicação, Cultura e Amazônia.

Linha do tempo 

Clique aqui

bottom of page