Alteridade e vida em comum em palestra no PPGCOM
- 1 de nov. de 2017
- 1 min de leitura
Na sua visita ao PPGCOM o professor Pierre-Antoine Chardel também proferiu uma palestra, aberta ao público em geral, sobre o tema "O cuidado com o comum: o desejo de estar junto. Reflexões sobre a consciência da alteridade na modernidade líquida". O evento ocorreu no auditório Setorial Básico 2 da UFPA, no dia 7 de novembro.
O pensamento de Zigmunt Bauman serviu, também, de ponto de partida para a palestra. Indagando sobre os processos de conhecimento, compreensão e tolerância do outro nas sociedades tecnológicas, Chardel discutiu os sentidos da identidade, da mesmidade, da alteridade e da sociabilidade em nossos dias. O que significa "estar junto" num espaço público grandemente marcado pelas tecnologias digitais e pelas redes sociais? Qual "consciência do outro" e que espaço público são possíveis nessas sociedades?
Essas questões foram abordadas a partir dos referenciais fenomenológicos que Chardel utiliza para construir suas análises: o pensamento de Lévinas – que também ecoa, profundamente, na obra de Bauman – e o de Derrida, dentre outros autores. Para ilustrar a questão e descrever a transformação experimentada pela sociedade entre processos midiáticos analógicos e os meios digitais, o professor também evocou as análises fenomenológicas da comunicação elaboradas por Günther Anders, ainda nos anos 1950.
Comments